Dr. Amilcar Silva dos Santos fala sobre “Projecto Inovador”

O meu nome é Amílcar Silva dos Santos, sou médico, especialista em psiquiatria e investigador em neurobiologia / neuroengenharia. Sou natural de Ribeira Prata, 6ª filho do Toy Djack. Fiz a minha formação universitária e médica em Lisboa e fui “visiting scholar” durante um ano na Universidade de Duke nos EUA. As minhas afiliações atuais são: Grupo José de Mello Saúde (CUF) – Hospital Vila Franca de Xira e Instituto de Neurociências, Instituto de Medicina Molecular, da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Com meus irmãos – Abraão e Iria.

Recentemente, a 31 de Janeiro de 2017, publiquei um artigo científico sobre a hipótese de ligação entre duas medulas espinais como eventual forma de comunicação entre dois cérebros e partilha de informação entre dois sistemas nervosos. Algumas das possíveis aplicações desta metodologia poderão ser no tratamento de doenças neurológicas, psiquiátricas e neurocirúrgicas. A investigação também abre a expetativa de uma possível aplicação no tratamento de doentes paraplégicos ou tetraplégicos.

O projeto também levanta a hipótese de novas formas de comunicação entre cérebro – máquinas (Computadores, telemóveis, smartphones).

Para além da parte científica pura, há um potencial significativo de empreendedorismo associado a esta investigação.

Como se trata de um projeto inovador e futurístico que está a ser encarado como “ficção cientifica” segundo alguns céticos, é natural que haja uma resistência inicial às ideias apresentadas, razão pela qual o financiamento formal – pelas agências convencionais de apoio à ciência – seja difícil. Neste sentido, lancei uma campanha de crowdfunding numa plataforma especifica para a ciência – data de término a 31 de Março de 2017 – com o objetivo de angariar algum financiamento inicial para eu poder dar seguimento ao trabalho.

Toda a informação sobre o projeto está disponível através do seguinte link:

https://experiment.com/spinalcord

Desde já agradeço a contribuição de todos os Caboverdianos, quer financiando ou partilhando o link e demais a informação sobre o projecto, nomeadamente:

Dr. Amilcar no Programa “Café Central” da RCV no dia 6 de Março de 2017

Artigo publicado no Jornal “A Nação” – Cabo-verdiano faz investigação que pode curar paraplégicos

Artigo sobre a hipótese da ligação entre duas medulas espinais

Please follow and like us:
0

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Facebook
Twitter
Google+
http://ribeiraprata.com/dr-amilcar-santos-mica-fala-sobre-projecto-inovador">
Follow by Email
RSS