Festival de Água Doce 2016

O Festival de Água Doce de 2016 homenageou Toy Djack, figura emblemática da nossa querida Ribeira Prata. Com efeito, aos 80 anos Toy Djack teve a ousadia de gravar o seu primeiro CD, intitulado “Paraíso Escondido“, e que foi lançado em Maio de 2012. Entretanto, a paixão do Toy Djack por Ribeira Prata é testemunhada todos os dias, sendo por conseguinte, muito mais forte fora do “campo da música”.

Dividiu a sua infância entre S. Nicolau e S. Vicente, e posteriormente a sua juventude entre S. Tomé e Europa, sendo que dedicou 40 anos da sua vida à emigração, sempre à procura de uma vida melhor para a família, contribuindo ao mesmo tempo, e na medida das suas possibilidades para o desenvolvimento deste nosso cantinho.

Durante vários anos ele foi o mentor da Festa de Santos Reis. Sim, a emigração não lhe privou da alegria de estar com o seu povo (quase sempre) por altura do Ano Novo e Reis. De entre muitas iniciativas, ele protagonizou a criação da “Festa d’Rbera” e as cerimónias do “desenterrar/enterrar” do Reis, até hoje, momentos altos das festividades do final/início do ano.

A propósito da Festa d’Rbera, o que dizer dos “assaltos” a todas as casas, que culminavam com recolha da comida (maioritariamente verduras) e também lenha?

E, quem não se lembra dos foguetes do Toy Djack? – Chegando da Hollanda, do lado de Barreira ou Marrador, esse sinal era inconfundível.

Em 1983, no auge da “vida de emigrante”, e com o coração  aos pedaços, o futuro dos filhos falou mais alto, levando-o a deslocar-se com toda a família para S. Vicente. Ali os filhos puderam continuar os estudos. Decisão difícil, mas, sente-se hoje recompensado.

Aposentado desde 1992, e hoje viúvo, continua dividindo o seu tempo entre Mindelo e Ribeira Prata, colaborando sempre, direta ou indiretamente para um “Paraíso Escondido” cada vez mais aprazível. – E o seu povo agradece!

Bem haja e Vida Longa Toy Djack.

O Festival foi realizado nos dias 15 e 16 de Outubro, e coube naturalmente ao Toy Djack o privilégio de fazer a abertura.

Um cheirinho das demais atuações:

Djô

Djô & Jennifer

Joia

Edivaldo

Fatty

Da Paz

Cabra

JAF

Grupo Cachaço

Men Story

Please follow and like us:
0
Facebook
Twitter
Google+
http://ribeiraprata.com/festival-de-agua-doce-2016">
Follow by Email
RSS