Ribeira Prata – Reportagem da RCV – Dezembro/1993

Em finais de 1993, o Jornalista da RCV, Moisés Évora, percorreu algumas localidades de S. Nicolau auscultando as preocupações da população, tendo disponibilizado este registo maravilhoso respeitante a Ribeira Prata. – Questões como a saúde, trabalho e juventude foram alguns dos temas analisados com o leque de entrevistados, incluindo pessoas de diferentes faixas etárias.
Por altura da visita decorriam os trabalhos de construção da estrada “Cancela – Barreira”, e ainda não havia telefone na localidade. Sem estrada e comunicação, a vida da população era ainda bastante sacrificada. Por exemplo, a realização de funerais era por vezes um verdadeiro calvário, particularmente na época das chuvas. A propósito, por si só, o seguinte vídeo arranca “rios de lágrimas” dos olhos do mais insensível dos homens:
No tocante ao ensino, com recurso aos meios locais, estudava-se apenas até à 4ª classe. Mesmo com algum recurso, não era tarefa fácil fazer com que os filhos fossem estudar para o Tarrafal ou Vila da Ribeira Brava, e muito menos para fora da ilha (Sal ou S. Vicente). Sem escola, não restava outra alternativa senão “padja ou lenha”.
Facto bastante importante a reter da reportagem, é a postura dos jovens, que se mantinham longe dos vícios, nomeadamente o fumo e o álcool… mas travessuras, estas não faltavam, conforme deixa transparecer a intervenção do Sr. Simão Almeida, que, a par do Sr. Alberto Almeida (Beto d’Quinha) destacam as dificuldades enfrentadas na agricultura, sendo a água (ou falta dela) a preocupação maior.
Não obstante o factor “isolamento” os jovens mantinham-se sempre motivados em participar em atividades desportivas, nomeadamente o futebol, competindo com equipas de outras localidades, para onde se deslocavam sempre que as condições assim o permitissem.
Nicolau Cabral (Pá Cau), o nosso ancião, então aproximando-se dos 100, falou naturalmente dos velhos tempos, clarificando a natureza da nossa “Rotcha Scribida”, e chamou a atenção aos jovens pela importância do respeito para com os mais velhos e não só.
Para além de Pá Cau, Maria d’Minga, a primeira entrevistada, também já não faz parte deste mundo. Fica entretanto registada toda a sua sabedoria e profundo amor por Ribeira Prata.

Outros Entrevistados (pela ordem registada na reportagem):

- Carlos Soares (Cacá);
- Manuel Gomes (Neizinho);
- Adilson Almeida(?) – Identificado como “Adriano Almeida”;
- Mirabel Timas (Milú)
- Clara Soares (Cacai);
- José Francisco Soares (Djô d’Chiquinha);
- António da Paz;
- Arlindo Vieira (Lily).

Please follow and like us:
0
Facebook
Twitter
Google+
http://ribeiraprata.com/ribeira-prata-reportagem-da-rcv-dezembro1993">
Follow by Email
RSS